A Consulta de Psicologia
A Consulta de Psicologia
Existem situações na vida de uma pessoa em que são necessários mais do que bons conselhos e ombros amigos. É preciso alguém que tenha qualificações para ajudar de uma forma eficaz.
Preciso mesmo de ir ao psicólogo? Normalmente, pensamos que ter alguém com quem conversar, como um bom amigo, é o suficiente.No entanto para lidar com os nossos problemas e com as nossas dificuldades emocionais nem sempre é suficiente. Realmente, ter um amigo com a capacidade de nos ouvir de forma empática, capaz de ouvir-nos e identificar-se connosco, é uma boa ajuda na maior dos casos, mas não em todos.
Existem situações na vida de uma pessoa em que são necessários mais do que bons conselhos e ombros amigos. É preciso alguém que tenha qualificações para ajudar de uma forma eficaz. Que tenha a capacidade de ouvir de forma empática e de estabelecer uma relação terapêutica que conduza a pessoa a lidar adequadamente com as suas dificuldades emocionais e comportamentais. De modo a alcançar a satisfação e a felicidade. Quanto a se deve procurar um psicólogo ou uma psicóloga. O importante é que se sinta à vontade com o/a profissional que o irá atender.
O que é a psicologia clínica?
Para um/uma psicólogo/a poder exercer a psicologia clínica, precisa estar devidamente licenciado pela Ordem dos Psicólogos. Que regula a atividade profissional em Portugal. Poderá encontrar mais informações no site da Ordem dos Psicólogos.
O psicólogo clínico exerce a sua atividade num consultório e realiza a consulta de psicologia no âmbito privado ou por meio de convénios com instituições públicas ou privadas. O psicólogo clínico não “dá conselhos”. A sua atuação é pautada por uma abordagem teórica, na qual assenta a sua prática profissional.
No seu consultório, o/a psicólogo/a atende, dependendo da sua especialidade, famílias, casais e indivíduos (criança, adolescente, adulto, idoso). No Consultório Dra. Adelaide Saramago contamos com uma equipa para o ajudar em qualquer fase da sua vida.